Aos 96 anos, o esportista considerado o maior golfista brasileiro da história falece e deixa um belo legado para o golfe no Brasil.
Mario Gonzalez é até hoje considerado o melhor dentre todos os golfistas brasileiros que representaram o Brasil em campeonatos internacionais. O Gaúcho que nasceu em Sant’Ana do Livramento (RS) teve uma longa carreira de diversos títulos conquistados.
Mario foi o maior campeão brasileiro. A maior prova disso é o recorde nacional que ele detêm: o de mais vitórias em torneios internacionais. Além disso, ganhou diversos campeonatos sul-americanos e até alguns torneios europeus.
Confira quem foi esse grande golfista brasileiro que deixou um enorme legado para trás!
Mario Gonzalez: o maior da história
Mario Gonzalez começou a jogar golfe muito cedo. Com apenas oito anos de idade, o gaúcho foi incentivado pelo seu pai, que era professor de golfe e principal influência em sua vida. Assim, surgiu para o golfe em 1939, em sua cidade natal.
Com apenas 17 anos Gonzalez foi campeão do Campeonato Amador do Brasil. Dali em diante, abriu uma sequência de vitórias e conquistas que marcaria sua carreira e sua história em solo nacional.
Mario conseguiu monopolizar os campeonatos amadores do Brasil por muito tempo. Isso aconteceu até 1949, quando venceu pela nona vez e finalmente se profissionalizou.
Quando se profissionalizou, mudou de São Paulo para o Rio de Janeiro, para assim jogar no Gavea Golf & Country Club. Chegando lá, em pouco tempo se tornou Head Pro do clube, onde permaneceu de 1949 até 1984.
Vitórias de Mario Gonzalez
Como Head Pro do Gavea Golf, Mario ganhou muitos torneios. Foi vitorioso em nove edições do Amador Brasileiro e oito vezes campeão do Aberto Brasil.
Além disso, detém até os dias atuais o recorde de incríveis 16 vitórias internacionais. Desses títulos os de mais importância foram o Campeonato da Argentina, que ganhou 4 vezes, e o Aberto da Argentina duas vezes. Também foi campeão duas vezes no Aberto do Uruguai.
Na Europa, foi campeão do Aberto da Espanha, do Amador da Espanha, e também do título amador Aberto da Inglaterra, todos uma vez. Além desses títulos, Mario representou o Brasil em 16 Copas do Mundo.
Confira a lista das principais conquistas nacionais e internacionais do gaúcho Mario Gonzalez:
Principais competições nacionais
- 9 vezes o Campeonato Amador Brasileiro
- 8 vezes o Campeonato Aberto Brasileiro (profissionais e amadores)
- 3 vezes o 1º amador do Aberto Brasileiro
Principais competições internacionais
- 3 vezes o Campeonato Amadores da Argentina
- 2 vezes o Campeonato Aberto da Argentina
- 2 vezes o 1º Amador do Aberto da Argentina
- 2 vezes o Campeonato Aberto do Uruguai
- 2 vezes o 1º Amador do Aberto do Uruguai
- 1 vez o Campeonato Aberto do Sul da Argentina
- 1 vez o Campeonato Amador da Espanha (Puerta de Hiero)
- 1 vez o Campeonato Aberto da Espanha
- 1 vez o Campeonato Internacional de Duplas Mistas de Portugal
- 1 vez o Saint George Cup da Inglaterra (o torneio mais antigo da Inglaterra)
- 1 vez 1º amador no Campeonato Aberto da Inglaterra
- 1 vez vencedor da classificação do Campeonato Amador dos Estados Unidos (Omaha, Nebraska)
Homenagem e menções
Mario também já recebeu algumas mensagens, menções e até homenagens devido a seu excelente desempenho no esporte. Uma dessas menções de grandes jogadores foi feita por Peter Thompson. Esse, que foi cinco vezes vencedor do Aberto Britânico, deu uma entrevista para a revista americana GOLF DIGEST, onde o apontava como um dos dez melhores golfistas do mundo com quem já havia jogado.
Em 2012 foi homenageado pelo campo em que foi Head Pro por muitos anos. No Gavea Golf & Country Club foi instituída a Taça Mario Gonzalez. O torneio é anual e acontece entre duplas de cada país, durante o Campeonato Amador do Brasil. O Amador do Brasil é o torneio mais tradicional e antigo do Brasil.
Mario Gonzalez jogou ao lado dos melhores do mundo. Alguns dos nomes são:
- Bobby Jones
- Gene Sarazen
- Henry Cotton
- Martin Pose
- Roberto de Vicenzo
- Ricardo Rossi
- Peter Thompson
- Kel Nagle
- Sam Snead
- Arnold Palmer
- Billy Casper
- George Archer
- Flory Van Donck
- Lloyd Mangrum
Agora, com 96 anos, se vai um dos senão o maior nome do golfe na história de nosso país, Mario Gonzalez, no dia 29 de julho de 2019. A CBGolfe prestou condolências aos familiares do grande golfista e lamentou muito a perca inestimável do maior campeão brasileiro de golfe.
Comentários