Já pensou na bagunça que seria se os esportes não exigissem um dress code? O golfe não é diferente.

Na verdade, é obrigatório, diante de toda a elegância que o esporte possui. Homens e mulheres que o praticam devem saber o que podem utilizar em uma partida. Não é uma mera questão de conforto, apesar de ele também ser levado em consideração. Quer saber como se vestir em uma partida de golfe? Confira!

Dress Code

Dress Code ou código de vestimenta é um conjunto de regras relacionadas ao vestuário. Ele existe porque as roupas possuem um significado social quando aliados à aparência física de uma pessoa. Cada circunstância ou ocasião pode exigir de alguém roupas específicas.

Normalmente, nós estamos acostumados a obedecer a um dress code em situações especiais, como casamentos e festas. No ambiente corporativo, em alguns casos, também há um código de vestimenta a ser seguido.

Sabe quando aparece no convite de casamento que o traje para o evento é “a rigor”? É exatamente isso, uma orientação sobre o vestuário desejado para a ocasião. Se você não quiser se sentir constrangido por estar utilizando uma roupa inadequada para uma situação, é importante prestar atenção ao dress code.

Apenas para lembrança, em ocasiões sociais, temos alguns tipos de dress code, como esporte (informal), passeio (esporte fino), social (passeio completo), e a rigor (mais formal, black tie).

dress code

E no golfe? Também temos um dress code específico para o esporte.

Roupas de golfistas

Qual o tipo de calçado devo utilizar para jogar golfe? Posso utilizar camisas de seleções ou clubes? Essas perguntas são comuns para os praticantes de primeira viagem, mas já são bem assimiladas pelos golfistas mais experientes.

Homens e mulheres devem utilizar camisetas. Não há um modelo específico, mas o preferido dos golfistas é a blusa do tipo polo. Com gola e mangas curtas, o praticante tem maior mobilidade nos braços ao jogar e para segurar o taco de golfe corretamente. Apesar da cor branca ser a mais popular no esporte, qualquer cor é aceitável. Lembra-se do cavaleiro negro? Pois então. A proibição são as camisas sem mangas, de alças ou tops.

Já a parte inferior admite mais variedade. Em épocas mais quentes, os golfistas podem optar por bermudas. As mulheres também podem optar pelo short-saia. Em dias mais frios, as calças compridas são boas opções. quando o tempo estiver mais fresco. Neste caso, é necessário utilizar presilhas e cintos em couro. Em nenhuma hipótese é admitido o uso de roupa de ginástica ou jeans.

O pullover ou suéter por cima da camisa também é permitido para proteger o golfista de más condições climáticas. Na hora de escolher um, lembre-se de optar por uma peça que não limite seus movimentos para não prejudicar as tacadas.

dress code

Calçados

O dress code do golfe possui um calçado específico para a prática do esporte. Não se recomenda negligenciar este ponto, porque pode comprometer a performance. Por isso, na hora de escolher, opte por um sapato que lhe ofereça conforto. Os tênis são opções descartadas, porque não possuem boa aderência. Se você os utilizar no circuito, todos te olharão sabendo que você é um iniciante em aprendizado.

Os sapatos próprios para golfe são perfeitos para as gramas mais famosas do mundo.

Acessórios

E os acessórios no golfe? São permitidos? Sim. O dress code permite o uso de chapéu, acessório mais comum para a prática, pois protege o jogador dos raios solares e o permite ter melhor visibilidade da partida. Você não quer perder uma tacada por conta do Sol no rosto, certo?

Os itens mais utilizados são os bonés, o chapéu de palha ou uma viseira. Escolha aquele com o qual você se sente confortável.

dress code

O dress code do golfe obedece à elegância que o próprio esporte possui. Com as roupas adequadas e confortáveis, bem como com sapatos apropriados, você já está pronto para fazer uma grande partida!

Conheça o nosso blog!

Fale conosco